16 maio 2012

Fabricantes de Esmaltes Prometem Abandonar Substâncias Cancerígenas

Logomarca Impala
A Rede Brasil Atual divulgou no ultimo dia 15, que o Ministério Público Federal assinou um termo junto aos fabricantes dos esmaltes Risqué (Indústria de Cosméticos e Medicamentos S.A - COSMED) e Impala (Laboratório Avamiller de Cosméticos Ltda). O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) prever o comprometimento dessas empresas em substituir substâncias cancerígenas (dibutilftalato, nitrolueno e furfural), na composição de seus esmaltes.

Ainda segundo a Rede Brasil Atual, uma pesquisa recomendada pela Associação de Consumidores ProTeste  no ano passado, detectou a presença das substistâncias citadas em dosagem superiores ao permitido em países europeus. A associação teria alertado ainda que o nitrotolueno, o tolueno e o furfural seriam compostos comprovadamente cancerígenos enquanto que o dibutilftalato teria sido banido de cosméticos, inclusive esmaltes, em toda a Europa.

As empresas, embora tenham concordado em firmar acordo com o Ministério Público Federal em não utilizar nenhuma destas substâncias, discordaram do laudo apresentado pela ProTeste. Como vias de contestação, ambas empresas apresentaram novos laudos negando a presença de tais substâncias em seus produtos.

Com informações da Rede Brasil Atual.

Gostou do iEsmalte?

que tal clicar em +1...

ou nos seguir nas principais redes sociais?

Acesse nosso canal no Youtube! Conheça nossa página no Facebook! Nos siga no Google+! Inscreva-se em nosso grupo no Flickr! Nos siga no Pinterest! Nos siga no Instragram! Nos siga no Twitter!

Nenhum comentário:

Postar um comentário